domingo, 22 de fevereiro de 2015

Algumas reflexões sobre a presença da pessoa amada:


Algumas reflexões sobre a presença da pessoa amada:
Amar é:
­­­● Sentir, de repente, seus lábios dela para si próprio.
● Os dois, ao olharem para o futuro, os olhos se unirem na mesma direção.
● Uma parte sua viver com ela, e a outra parte não viver sem ela...
● Deixar ver o sentimento como água pura e cristalina.
● Realizar para ela o mundo que sonhou para si.
● Oferecer o manto da alegria para enxugar as lágrimas de tristeza.
● Construir um castelo no céu com cimento de nuvens e tijolos de estrelas...
● Exultar-se de contentamento ao imaginar sua imagem na imaginação...

Prof. Inácio Dantas
(extraído do livro “Segredos para uma União Vencedora” – Editora Vozes – www.vozes.com.br)


domingo, 15 de fevereiro de 2015

Preces para uma vida de luz (I)



1.Prece para um bom matrimônio

“Deus-Pai,
Abençoe meu matrimônio, abençoe-me, abençoe meu cônjuge, abençoe nossas famílias, abençoe meu novo lar, lar que construo, não com tijolo sobre tijolo, mas com afeto sobre afeto. E essa afeição é, por simbolismo, materializada por nuvens, luas e estrelas, alvenaria santífica que edifica nossa paixão.
Senhor, marido e mulher unidos pelo amor, com o selo sagrado do matrimônio, estão unidos por Sua divina graça, como unidos foram Adão e Eva no Paraíso pelos laços da eternidade, união em vida que só a morte deslaça.
Deus-Pai, testemunha dos céus da nossa união, peço-Lhe abençoe meu matrimônio!
O amor é a aliança sentimental de um casal, ouro puríssimo de inquantificáveis quilates, metal precioso garimpado nas bateias do carinho e do bem-querer, nos regatos auríferos do coração. Sim, o amor une, pois vem do Senhor, meu Deus, e é como de um pai a mil filhos para uni-los em um só corpo.
Peço-Lhe, Senhor, guarneça-nos com seus cuidados, sua proteção, para que nada e ninguém interfira no nosso romance e interrompa a trajetória de nossos planos e projetos de vida. Afaste os olhares estranhos e vozes que semeiem o pomo da discórdia. Aproxima os que, coração desarmado, vierem ajudar-nos a consagrar vitórias em nossas santas lutas.
Deus-Pai, rogo-Lhe, abençoe meu matrimônio!
Ouça-me, Senhor, nesta prece que fazemos a uma só voz, quatro mãos entrelaçadas, duas almas materializadas em uma e dois olhares retos para a mesma direção, o futuro: abençoe-nos, cubra de glórias nossas vidas, fortaleça nossa união, revista de brilho nossa felicidade!
Agradeço-Lhe, Deus-Pai, e meu agradecimento perpetuar-se-á infinitamente, estendendo-se aos meus filhos e filhos dos meus filhos, posto que o casal que o Senhor uniu homem nenhum separa!
Amém.”
“O casamento deve ser honrado por todos; o leito conjugal, conservado puro; pois Deus julgará os imorais e os adúlteros.” (Hebreus 13:4)


2.Prece para um bom parto

“Deus,
que das alturas distantes e insondáveis do céu vê, ouve e dirige os destinos da casa dos seus filhos, obra esplêndida edificada com Sua onipotência e oniciência, ouça a minha prece.
Abençoe o meu parto!
Quando um grão de semente gemina nas entranhas do chão, brotando uma nova planta perfeita, eis que cumpriu-se sua missão. Igualmente é o fenômeno da vida humana, que da união de duas sementes no ventre materno germina um novo ser perfeito. Assim se faz Suas divinas ordens, ó Senhor, a sublime perpetuidade da criação e da criatura.
Abençoe o meu parto!
Um novo ser está prestes a inspirar o ar da vida. Deus, dê-me um bom parto! Sereno, calmo, tranquilo, onde as dores sejam abrandadas pela música do pranto do meu filho amado. Que a sua vinda, ansiosamente esperada, alegre meu espírito, regozije meu coração, seja paz e felicidade nesse doce e inenarrável sentimento que é ser mãe!
Abençoe o meu parto!
Ampare e proteja meu filho, sangue do meu sangue, corpo do meu corpo, que à luz deste mundo concebo, e que com a Sua intervenção divina eu o amamente, saudável, entre os meus braços, no aconchego dos meus seios.
Mande-me, Deus meu, um anjo celestial para guardar-me, velar-me e amparar-me nesse momento sublime em que ao mundo dou uma nova vida. Vida gerada em meu ventre, como, um dia, no ventre de Maria foi gerado Cristo, Jesus.
Agradeço Deus meu, seu pronto atendimento e grã benignidade.
Amém.”
“E, enquanto padecia muito, tentando dar à luz, a parteira lhe disse: "Não tenha medo, pois você ainda terá outro menino".”  (Gênesis 35:17)



“Pai celestial,
a felicidade de um coração paterno é ver nos filhos o sorriso nos lábios, o brilho nos olhos, o contentamento, a prosperidade conquistada pelo esforço, labuta, meritocracia. As grandes glórias terrenas são fruto de vitórias abençoadas, pois estas não são fugazes, mas se eternizam no tempo e na memória.
Pai, nesta prece peço-Lhe abençoar os meus filhos. Dê-Lhes a dádiva, não de trabalhos mais leves, mas de forças maiores, e não de tarefas mais fáceis, mas de inteligência maior. Abençoe-os com a paciência, a boa compreensão para serem bem compreendidos, respeito, para serem respeitados, proteção aos que lhes são caros para por eles serem também protegidos.
Dê glórias e bênçãos aos meus filhos!
Ah!, Senhor, um filho, um filho... Embora mortal na vida, sinto-me imortal no tempo. Sinto meu corpo descer à terra, minh´alma subir aos céus quando enevoa-me a divindade da Sua presença. Que bom, Senhor, sinto-O comigo, e, por ventura, há outro sentir tão bom?
As glórias humanas, Pai, não são exatamente as conquistas de bens, contas bancárias, títulos, diplomas... São, sim, como foram conquistadas e como serão usufruídas. E então, Pai amado, peço-Lhe que as abençoe e que o usufruto seja em bom convívio com amigos, familiares, conduzido pelos ditames dos mandamentos do livro sagrado.
Todo pai cioso vê-se bem realizado ao ver as boas realizações do filho. Em verdade, um pai deve ser a sombra do filho, pois onde há uma sombra acima há uma luz. E, Deus, que orgulho tem um pai cujo filho se orgulha dele!
Obrigado, Senhor, por atender minha prece. Permita-me, neste momento solene, molhar a caneta da fé no tinteiro da alma e escrever, agradecido, Seu nome em meu coração.
Amém.”

“O homem bom deixa herança para os filhos de seus filhos, mas a riqueza do pecador é armazenada para os justos.” (Provérbios 13:22)



“Senhor,
dê chão plano e firme aos passos dos meus pais, desencurve os caminhos, alargue as saídas e livre-os dos riscos de acidentes e fatalidades. Livre-os também das mentes com visões torpes, das mãos sanguinosas, manipuladoras do mal.
Ah! ser filho do meu pai terreno e filho do meu Pai celestial, pais a quem dedico um amor incondicional, sinto refletirem-se duas maravilhosidades num corpo só!
Senhor, cubra os meus pais com os cuidados da Sua suprema vigilância. Proteja-os como todo pai diligente protege os filhos amados. Cuide deles, zele pelo seu bem estar, vele-os com desvelo. Não os permita desviarem-se qual um velejador solitário em embarcação à deriva, ao sabor das tormentas do mar, um mar de intempéries de ondas humanas, na solidão da própria sorte.
Oriente-os nos negócios, retire os obstáculos das dificuldades, erga pontes de entendimento que destravem as cláusulas do 'não'. Clareie, sempre, a treva das indecisões para, longe de uma má demanda, perto de um bom acordo, inclinarem-se para o bom, verdadeiro e correto.
Senhor, olhe, guarde e proteja meus pais!
Dê-Lhes saúde - corpo, mente, espírito. Abrande as agruras do tempo, não o deixe ser severo fragilizando-lhes ossos, carnes, músculos e esmaecendo-lhes brevemente o tecido corporal da juventude.
Assim como Cristo, Filho unigênito, teve do Senhor, peço-Lhe miríades de bênçãos sobre mim e meus pais, filho agradecido que ama e reverencia o Pai celestial e terreno: bem sei, Ó Deus amado, que Pai e Filho são uma só entidade espiritual.
Permita, por fim, que a essência pura do amor mantenha-se vibrante em seus corações, pois assim, junto aos amigos e familiares, possamos viver a longevidade do tempo, gozando plurais alegrias entre os filhos, netos e bisnetos.
Amém!”.
“Os filhos dos filhos são uma coroa para os idosos, e os pais são o orgulho dos seus filhos.” (Provérbios 17:6)


5.Dez evocações: Interrogações a meditar sobre as obras de Deus.

1.Quem, neste mundo, tem a fita métrica para medir o tamanho do infinito?
2.Quão pesada fica a consciência com a leveza do perdão?
3.Pode, alguém, construir um relógio para medir o tempo da eternidade?
4.Quem possui a fórmula-secreta para revelar os mistérios do “impossível”?
5.Com quem fica a chave que abre as trancas do portal da liberdade?
6.Como é o retrato do sorriso da alma quando o corpo está feliz?
7.Qual é o valor da caridade se por moeda recebe-se amor?
8.Quão difícil é calçar as chinelas da retidão e seguir certo pelos tortuosos caminhos do pecado?
9.Quem é esse que acende velas para a mentira e esquece-se que a verdade precisa de luz?
10.Quem, nascido entre tolos, não pode ter a dádiva da inteligência dos gênios?

“Considere o que Deus fez: Quem pode endireitar o que ele fez torto?” (Eclesiastes 7:13)

Prof. Inácio Dantas
Do livro ebook “Preces e Louvores a Deus”

www.amazon.com.br

domingo, 8 de fevereiro de 2015

Sensatez entre Pais e Filhos


            Sensatez entre Pais e Filhos           


Sem sensatez briga-se consigo mesmo, o desatino esbate-se contra as ideias, em ódio converte-se o amor. Sem sensatez as distâncias ficam distantes, os planos ´implanejáveis´, as soluções insolucionáveis...

O que seria do mundo se governantes e cidadãos fizessem tratativas sem o revestimento polido da sensatez? O que fariam as crianças se, na força do grito ou dos muques quisessem a posse de algo que a outro pertence? A insensatez, reinando como coroa única das decisões humanas, criaria um estado belicoso, onde, abaixo dos céus, sob o trinar dos gládios seria um “salve-se quem puder”...
Há que se dizer um sonoro não à insensatez. Seja qual for a idade de alguém. Se nas cláusulas de todo contrato há sempre ressalvas e adendos para torná-lo justo e cordato, por que não pode haver nos litígios? Uma coisa é inegável, o pior de uma decisão é quando, nervos à flor da pele, pomos a emoção à frente da razão e, insensatamente, não só decidimos asperamente como decidimos errado.
Ser sensato é ser prudente, cordato, ajuizado. Por assim ser, suas decisões, pai, sob os olhares do seu filho, devem ser comedidas, revestidas de sensatez. Cada palavra ou atitude significativa sua, ele fotocopiará na memória; por isso tenha sensibilidade para emanar sábias decisões.

Mesmo que você tenha cometido erros, e todos nós cometemos, se esforce doravante, procure com sensatez decidir nas indecisões. Seu filho quer tê-lo como professor para aprender a vencer na vida pela prudência, concordância e ajuizamento. 

Prof. Inácio Dantas
do livro Ebook "Ensinamentos de Pai para Filho" - www.amazon.com.br