sábado, 10 de janeiro de 2015

Lamentações: Pai, ouça as lamentações do seu filho.

             

Lamentações: Pai, ouça as lamentações do seu filho e socorra-o no que estiver ao seu alcance.

Lamentações de filho para pai, ou vice-versa, são as mais importantes de serem aquilatadas e oferecidas soluções. Lamentações alheias? Nem sempre há tempo para elas. Em geral, a resposta é errada quando a pergunta não é certa...

Viver de lamentações é viver reavivando mágoas, relembrando insucessos, sofrendo em dobro. Ninguém dá crédito ao lamentar alheio. Todos têm seus problemas e cada qual quer uma solução sobmedida, a baixo custo, rapidamente... Em verdade, o que há que se fazer é, etapas passadas, que não foram realizadas, jogá-las na lixeira do esquecimento. E recomeçar, porque viver é preciso!
Porquanto, apague as lamentações, se as tiver, não as deixe como exemplo para o seu filho. Ele não deve somatizar a carga de lamentos que há em si e levar esse estigma adiante. Queixas, lástimas, clamores devem estar excluídos da língua dos pais – e por conseguinte dos filhos.
É papel dos pais incentivar os filhos para trocar o lamento por ações de impacto, seja qual for a idade deles. Eles devem erguer-se, ´correr no estádio´, erguer os pesos dos enfrentamentos e mirar em frente, empreendendo esforço próprio para ganhar o novo ou  recuperar o perdido.

Lamentar o que se foi é como pregar no deserto: a voz não tem eco. É ainda como uma nuvem no céu: passou, seguiu seu destino e jamais retornará!
Inácio Dantas
do livro Ebook "Ensinamentos de Pai para Filho" - www.amazon.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário