domingo, 4 de maio de 2014

Duas lições de mãe, no dia das mães


1.(Mãe) balaústre do filho, neto, bisneto...

Ame, respeite ´suas mães´.Abaixo dos céus elas são o balaústre da sua vida!


Quem, neste mundo, não gostaria de ter duas, três mães...? Tê-las é ter à volta uma hoste de anjos a operar a todo instante ´pequenos milagres´ para tornar nossa vida mais fácil, longa e feliz.

Mãe exerce sua divina missão materna uma, duas, três vezes... Sua roupagem – seu corpo frágil - parece indestrutível e dotado de uma força inesgotável.
Ela é mãe, avó, bisavó, tataravó... Em cada fase é a mesma, qual renascida, a transbordar amor, cuidados, paciência, disposição para começar tudo de novo e “rezar o manual da vida” para os novos pequeninos.
Mãe é o balaústre da sua descendência, árvore encopada de frondosos galhos, flores e frutos. Todos vêm a ela como o sedento vai à fonte ou o crente à palavra de Deus. E, com olhar iluminado e palavras ternas, abre os braços e o coração para agasalhar a todos igualmente, num grande e aconchegante abraço.
Quanto ensinamento a jorrar dos lábios insilenciáveis dessa mulher, lições simples que são um lauto banquete ao faminto de saber, candeeiro aos que buscam sua estrela-guia no ainda negror retinto do céu futuro.
Deus, dê longa vida às mães!
Elas são o balaústre das gerações, barco seguro aos navegantes em mar proceloso, sombra e água fresca sob sol tórrido, atalho de fuga que, repentino, se abre para fugirmos dos perigos dos homens e das trevas.
Filhos, netos, bisnetos, tataranetos... a todos vocês que têm o privilégio de ter em seu convívio a amável figura de mãe, avó e bisavó, ouça-as, aprenda com elas, ame-as e, juntos, que sejam todos felizes!

2.Conselheira.

Um conselho de mãe pode mudar destinos!


Assim como o ferro vai ao fogo e fortalece sua têmpera, conselhos experimentados nos fortalecem frente às tribulações. Conselhos de mãe são, não para um momento, mas para toda a existência!

Dizem que se conselho fosse bom não se dava, se vendia...
E, de fato, o que não nos falta ante qualquer tipo de problema é uma penca de conselhos de vários timbres, formas e padrões, todos propalando inquestionável eficácia.
Lição primeira: Cuidado com os conselhos recebidos de bocas estranhas. Embora, em geral, tenham o objetivo de ajudar, muitas vezes são apenas um conjunto de teorias que jamais foram experimentadas na prática pelo ´conselheiro´.
Lição dois: Para toda dificuldade há uma saída e para todo problema há uma solução. E a saída, a solução, a melhor, a mais rápida, com menor esforço, tempo e custo, você ouve entre as quatro paredes da sua casa. Há uma conselheira, expert, que já enfrentou situações inusitadas, deparou-se com mil problemas e crises e saiu-se ilesa, resolvendo tudo em boa ordem. Essa conselheira está à sua frente, à sua disposição vinte e quatro horas por dia. Por que não consultá-la?
Lição três: Conselhos de mãe são sinceros e jamais vêm embutidos de interesses materiais, financeiros ou outros quaisquer. São provenientes de fatos vivenciados e cujo substrato está prontinho para ser usado - o interesse único é o seu êxito e bem-estar.
Por fim, da próxima vez que se deparar com algo cuja solução demande um conselho abalizado, não hesite: reúna-se com sua mãe, exponha o caso e sabiamente ouvirá conselhos eficientes. Os melhores!

Inácio Dantas

do livro ebook “Lições de Mãe” – www.amazon.com.br