quinta-feira, 13 de março de 2014

Casal em harmonia, casal com entendimento amorável


     Confrontos e contrariedades? Paciência. Somos postos à prova todos os minutos do dia.

     Tal qual o atleta que, quanto mais exercício físico mais aprimora e fortalece os músculos, assim é também a nossa paciência. Quanto mais a exercitamos nos nossos desafios, mais ela se fortalece. Quem, afinal, não é confrontado ou contrariado diariamente, quer seja no seu trabalho, nas atividades escolares, nas ruas e sobretudo em casa? Ninguém é exceção. Mas, quando acontece entre dois cônjuges, há de ter-se paciência, ouvidos atentos para ouvir e língua domada para falar.

     Se aquilo que você diz ou faz é posto à prova pelo cônjuge, o qual se indispõe e quer “armar um barraco” desconfiando de você, entenda que não há nada que uma explicação coerente não resolva.

     É normal, às vezes, um parceiro ter dúvidas ou até descrer do outro. E, sob sua ótica, entende que o outro está errado, faltando com a verdade ou mesmo não compreendeu bem as explicações.

     Diante de uma situação assim, a receita é não confrontar. Respire fundo, refaça todo o percurso do fato acontecido e explique-se. Deve-se aceitar que ser confrontado ou contrariado é praxe entre os casais e com uma explicação verossímil o resultado final é o pacífico entendimento.

>>


     Reflexões sobre a comunicação entre um casal:

     Comunicação: entre o casal deve ser constante, para o entendimento não ser inconstante.

     Ótimos resultados trazem a forma cordial, branda e educada de comunicar-se com a pessoa amada. Alguns exemplos:

    *A boa comunicação entre os cônjuges alavanca os negócios, otimiza a intimidade e melhora o relacionamento familiar.

    *Ante situações duras, resolva-as com palavras suaves. Conversar com suavidade traz melhor compreensão do que aos gritos.

    *Refute, sob qualquer pretexto, comunicar-se com indiferença, truculência ou menosprezo. Recolha essas armas e guarde-as para os inimigos.

    *Em momentos importantes, solte o verbo e faça fluir a boa comunicação. Evite falar em monossílabos, gestos ou sinais.

    *Cuidado, não mistifique a realidade dos fatos: O som das palavras revela verdades quando a boca tenta esconder mentiras!


    Inácio Dantas
    do livro "Segredos para uma união vencedora"
    www.vozes.com.br