quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Desânimo: o que fazer, pai e mãe, quando seu filho estiver nesse estágio?


Desânimo: o que fazer, pai e mãe, quando seu filho estiver nesse estágio?

O desânimo - cansaço, ausência de coragem, indisposição, de corpo e espírito -, é causa de queda de produtividade, fuga das rotinas diárias, esmorecimento e, enfim, um passo para descumprir atividades e compromissos. E como ser bem sucedido num estágio assim? De crianças a adultos, o bom ânimo é pílula estimulante poderosa que está dentro de nós mesmos, bastando apenas reavivá-la!

Deixarmos o desânimo abater-se sobre nós é postergar decisões importantes e perder o trem do progresso. O acometimento desse mal deixa o corpo indolente e a mente com pensamentos morosos, confusos. Prostrados num canto, músculos inertes, cabeça num emaranhado de ideias desconexas, vemos o tempo passar, os outros progredirem e estagnamos no ´nada´.  E se isso suceder com seu filho? O diagnóstico? Reavivar o ânimo!
Ao pressentir o véu do desânimo cair sobre seu filho, aja de imediato. Aproxime-se dele, abrace-o, seja seu ponto de apoio. Transmita-lhe força, confiança. Ouça o que o está amargurando, avalie e faça um diagnóstico. Com a sua vivência, ressalte que ‘você também já passou por isso e superou’. Enumere as opções, caminhos e como proceder. Dê conselhos, sugestões e ideias ‘para cima’ para que ele ‘fique à vontade’ e reconforte-se no seu ombro amigo.
Converse com doses de alegria, sorrindo, bem-humorado e reavive-lhe a pílula do ânimo para que se esvaeça o véu do desânimo. Muitas vezes é falta de diálogo, da presença física do pai, lado a lado, e do irradiar da sua boa energia. Com esse gesto, sem dúvida, logo seu filho estará de ânimo restabelecido e corpo e espírito novo de novo!


Inácio Dantas
Do livro ebook “Ensinamentos de Pai para Filho”
Adquira-o em amazon.com.br: goo.gl/JKgRzj



Tags: criança desanimada, filho desanimado, filho estressado, criança estressada

Nenhum comentário:

Postar um comentário