domingo, 14 de abril de 2013

Dia das Mães – Duas importantes lições de mãe.




Dia das Mães – Duas importantes lições de mãe.

1-Caráter:
com aulas pacienciosas, a mãe ensina os valores intrapessoais, os quais enobrecem e dignificam os filhos.

O caráter é qual uma roupa existencial. Quem não o tiver vive nu.

Criar um filho sob a égide de um caráter digno e impoluto é o desejo de cem em cada cem mães. Para tanto, rompem as barreiras do impossível e não medem esforços para dar-lhe esse cabedal, cédula de identidade vistosa e de aceitação universal.
Ninguém chega à pós-graduação da vida com um caráter enxovalhado. Pessoas, empresas e governos não fiam as ações de quem não faz reluzir o verniz dourado da honradez, da boa conduta, da boa cidadania. Estes ficam pelo caminho, estagnados, quando não experimentam a marcha-ré nos seus projetos, objetivos e sonhos.
Mãe, qual fiel escudeira, zela para nós, filhos, construímos um edifício moral sólido, erguido com a argamassa do bom proceder, tijolos de dignidade e respeito, e revestido com as tintas multicores da boa conduta. Um edifico assim, caráter polido, vê e é visto de longe, por todos, sendo exemplo e referencial positivo.
Qual a mãe nesse mundo que quer um filho mau caráter?
Lições para desensinar e deseducar não fazem parte da sua enciclopédia. Mãe alguma passa lições para seus infantes que visem o malversar ou mal versejar. Suas lições, ao contrário, contêm os capítulos e versículos da retidão, dos bons modos e bons  costumes, da constituição do decoro e da decência humana.

>> 

2-Ciência da vida
Se nós, filhos, aprendermos metade do que elas nos ensinam...

Quanto mais aprendemos sobre a vida, tanto mais a vida nos ensina. Viver é uma ciência!

Quando você se fez estrela ela era o céu e a luz que o fez brilhar veio do sol do seu ventre. Mãe estava a postos ´morrendo´ para nos dar a vida, sofrendo para gargalharmos dividindo o mesmo leito, entre os seus braços sugando a seiva vital dos seus seios.
O que nós, filhos, não sabemos é que as mães sabem mais de nós do que nós mesmos. Ela acumulou a ciência da vida, bem antes de aqui chegarmos. Então, querer ensinar quem nos ensina e educar quem nos educa é como querer nadar contra as ondas num mar imenso. Logo, há que ouvir, ver e aprender. E ela tem muito a ensinar, a custo zero, a todo momento do dia e da noite, incansavelmente, sintonizada em você para captar se entendeu e aprendeu. Tome para si essa ciência da vida que sua mãe possui. É algo único, valioso, que se deixar passar nunca mais, e de mais ninguém a terá.
Contudo, se o tempo passou, respeite essa senhora que hoje pode estar de cabelos brancos, rugas, voz reticente e passos trôpegos.
Ela ora por você, quer o seu bem e que sua vida seja feita de lauréis, saúde e felicidade. Não erga a voz, não a maltrate, não seja indiferente e releve uma ou outra falha. Lembre-se, ela tem a ciência da vida, é uma bíblia de ensinamentos com páginas abertas nos Salmos das veredas iluminadas, para você ler a todo momento e caminhar tranquilo, rumo a um futuro glorioso e de paz!

     Inácio Dantas
     Do livro Ebook “Lições de Mãe” – www.amazon.com.br