quinta-feira, 21 de junho de 2012

Dia das crianças. Criança feliz, mundo feliz!



    Que mundo melhor seria se os adultos tivessem a doçura de uma criança!
   Sob certos aspectos, os adultos têm muito a aprender com as crianças. Podemos elencar coisas como, autenticidade, sinceridade, generosidade, fidelidade, amor, paz. E muitos outros predicados que somente os pequeninos têm - e que os adultos conhecem bem mas, infelizmente, insistem em não praticar...

    Adultos, aprendam com as crianças!
   Olhemos o exemplo das crianças que fazem amizade sem nunca terem se visto. Unem-se, juntam seus brinquedos e dividem a mesma brincadeira. Criam seu mundo e vivem felizes como deuses. Os adultos, não.   Querem monopolizar as brincadeiras, tomar para si os brinquedos uns dos outros, serem os donos do mundo, e cada qual se transformar em um deus. Por certo falte às crianças ensinarem: “Adultos, não se apeguem às tolices. Dividam suas coisas e multipliquem suas alegrias. Vivam sem rancor, sem disputas mesquinhas. Vejam na pequenez das crianças a grandiosidade dos sentimentos.“
    Aos homens talvez falte voltar a ser criança e reaprender com elas, que, está na harmonia, na amizade o verdadeiro sentido da vida!

     Inácio Dantas
     Do livro (c) Pequenas Lições de Sabedoria")

    Temas relacionados (Crianças na escola):
  
   Temas afins (cotidiano):

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Mãe, um anjo em nossas vidas!




    Mãe, um anjo em nossas vidas!

     Amor:
     tantos filhos, tantos corações no peito!

     Se você pensa que uma mãe tem mais amor por um filho que por outro, é hora de reavaliar seu pensar. Ela pode até, aos seus olhos, deixar transparecer essa ideia. Porém, é só uma forma de você ver, interpretar e dimensionar seus gestos, palavras e afeto. Dentro de si, no quarto escuro dos sentimentos, o amor tem grandeza e pesos iguais, formas e cores iguais, emoções, razões, preocupações e outros valores abstratos que transcendem o imaginário de todos nós, filhos, mortais ante este santuário sagrado chamado mãe.
     Não meça seu amor de filho pelo amor de mãe.  Nem se engane se, num momento de raiva, nervosismo, atribulações, ela deixá-lo em dúvida de que seu amor esmaeceu ou encolheu de tamanho. É só aparência. Seu momentâneo descontrole corre por artérias propulsionadas por uma força orquestrada por energias de uma plano superior. Breve ela retoma as rédeas de si, do entorno e abre um sorriso mágico, como atestado de que dentro de sua alma está tudo tranquilo e em paz.
   Observe que toda mãe tem elegância nata, doçura angelical, carinho, pendor para a generosidade que só o universo das mães pode compreender; e que, aos filhos, muito mais do que corrigir erros e falhas, está sempre pronta ao afago e ao perdão.

>> 

     Ensinamentos:
     ai do filho que não ouve sua mãe...

     O que será de um filho que recusa ou ignora os sábios e valiosos ensinamentos de sua mãe? O mundo é uma arena e digladiam-se aqueles que não têm embasamento, que não tiveram, desde o berço, o punho firme de sua mãe, pois filho que ouve e aplica os ensinamentos prepare-se e fortalece para vencer batalhas rumo ao pódio de uma vida gloriosa, pródiga de felicidade.
     Ensinamentos de mãe não se aprendem em escolas. São lições que quadro negro algum ousa registrar. Mestres, doutores, por mais graduados que sejam não ensinam, embora verdadeiramente muitas das lições de suas vidas acadêmicas foram aprendidas sob a ponta do indicador do dedo materno.
     Tenha como referencial inconteste que ensinamentos de mãe não são para fazer “prova”, “tirar nota” nem “passar de ano”. São ensinamentos de existência, de como “sair do casulo, criar asas, aprender a voar e buscar seu próprio céu para flanar”.
    Então, abra os olhos e ouvidos e permita entrar sons e imagens expressadas por aquela que, por você, não mede esforços para repetir exaustivamente uma orientação, um conselho, uma lição que norteará sua formação intelectual.
    Respeito, compreensão, tolerância, perdão, caridade, temor a Deus, ensinamentos valiosos que transmite a mestre dos mestres, e que vão constituir a formação ética e moral e moldar o caráter do homem, hoje um simples menino, amanhã um honorável cidadão.

     Inácio Dantas
     Do livro “Lições de Mãe”

    Temas complementares (Dia dos pais):