segunda-feira, 25 de abril de 2011

Família: obra sublime arquitetada por Deus!




     A união da família é a base que sustém o lar.
     Quanto mais uma família é unida, homogênea, mais ela está congregada pelo amor; um se divide por todos e todos se materializam em um.
     O segredo da felicidade de qualquer morada tem como alicerce cada um dos componentes felizes.
     Pode ser forte uma casa com pintura reluzente por fora, mas com umidade e rachadura nas paredes por dentro? Um lar desunido tem alicerce frágil e pode desmoronar de repente. Porém, um lar unido é forte, perene, e sustém-se a qualquer vendaval.
     A família é uma equipe, onde a união é a melhor arma para vencer os desafios.
     É eternal por ser uma obra divina: Vários corpos comungando o mesmo nome e compartilhando o mesmo sangue!

>> 

     Há pessoas que você confia e que lhes são dignas de confiança.
     Jamais elas o deixariam seguir só ou o fariam infeliz. Essas pessoas são especiais. Haja o que houver, confie nelas. Sempre. Não tema ser incompreendido, pois elas o compreende num gesto ou num simples olhar.
     Pode revelar seus segredos, seus planos, suas aflições... Abrir seu coração e sorrir, chorar, fazer rolar as mais íntimas emoções...
     Divida o colo delas e deixei-se levar como um rio quando mergulha no mar...
     Fale o que você pensa e ouça o que eles pensam do seu pensar. Peça conselhos. Peça abraços. Peça amor. Têm muitas dessas coisas para você numa intensidade desmedida.
     Seja deles, que eles são seus.
     Esteja com eles no coração, pois o coração deles é você:
     -Pai, mãe!

>> 

     Você, algum dia, abraçou os seus pais e sentiu o corpo vibrar num turbilhão de amor, ternura, afeto?
     E nesse abraço você sentiu a base dos seus alicerces, a segurança e a paz fazerem parte da sua vida?
     Se você não teve esse privilégio, imagine-o com toda a força do seu coração. Se o teve, extraia desse abraço o que os seus pais significam para você. Há uma força no amor paterno capaz de mover o mundo!
     E você, para eles, tem de ser o filho cujos pais para você eles são. Isso mesmo. Um amor forte, sem limite, inabalável.
     O amor deles é como uma lâmpada em nossa trajetória: Onde houver escuridão é o perigo, e onde brilhar é o lado bom da vida; o único e verdadeiro caminho a seguir.
     Deus, quão bom será quando nossos filhos virem em nosso amor o mesmo brilho!

     Inácio Dantas
     Do livro © “Novas Lições de Sabedoria

     Temas relacionados (Segredos para boa união):

     Temas complementares (União entre pessoas desiguais):

     Temas afins (Relacto. com os filhos):

domingo, 24 de abril de 2011

Amor ou amizade? Dez dicas para bem relacionar-se no amor (IV)



1-Um casal unido é como uma sociedade: duas forças em prol dos mesmos sonhos. A união é o segredo para o sucesso, pois como vencer uma competição se ambos competirem entre si?

2-Ao enfrentar dilemas e privações, e vencê-los, o casal torna a união mais sólida e mais afetiva. Não fugir do barco, remar e vencer a borrasca, é o que faz dos navegantes parceiros inseparáveis para sempre!

3-Desquites, separações, quantos delas por motivos tolos! Depois, com o tempo, ‘caímos na real’ e reatamos, arrependidos. Devemos conversar e dar luz ao entendimento. Aprender com o pranto e dor pode deixar seqüelas, muitas delas inapagáveis.

4-O respeito à opinião do outro é um convite para ter sua opinião respeitada. A vida conjugal, quando respeitada seus limites, tende a ter uma cumplicidade próspera de ternura e afeição.

5-Não julgue pelo que ouviu dizer. Afira, com convicção, para formar juízo de valor. Boatos existem e devem ser considerados como tal. Ao julgar sem embasamento pode-se cometer o mais abominável dos erros.

6-Trair um amigo fiel é o mesmo que apunhalá-lo pelas costas: um ato insidioso. Jamais devemos perpetrar a indignidade dessa ação. Amigos fiéis são como irmãos: nós os escolhemos e, reciprocamente, por eles somos escolhidos!

7-Cuidado: ao perder seu tempo tentando conquistar o amor dos outros, você pode perder o amor que é seu!

8-Não lastime por não ter alguém; você não é só, apenas está só. Medite que esse momento é passageiro. Aproveite para replanilhar sua vida e preparar-se para um nova conquista: bela, leal e duradoura!

9-Guardar rancor por pessoas que nos querem bem é tornar o coração petrificado. Devemos deixá-lo dócil e converter o rancor em tolerância, e a tolerância em bem querer!

10-Amar restitui a alegria. O desamor nos leva por veredas da tristeza, encurta nossas noites, aflige nossos dias. Amar nos recompõe o equilíbrio, nos eleva o astral e nos permite encontrar a paz em nós mesmos!

    Inácio Dantas
    (do livro ® “Dicas para um bom relacionamento no amor”)

    Temas relacionados (Sonetos):

    Temas complementares ("dicas" de amizade):